Ys VIII – Lacrimosa of Dana – Review

Uma análise da mais recente aventura de Adol Christin no PC e Nintendo Switch.

Ys VIII – Lacrimosa of Dana, chega ao Nintendo Switch e Pc via Steam, mantendo a essência fundamental da série, mas dá um passo além naquilo que provavelmente era seu ponto fraco: o enredo. Não que os games anteriores fossem fracos neste quesito. Acontece que Ys VIII finalmente entrega uma história a altura da grandeza do game.

No papel de Adol Christin, você começa o game em uma embarcação que a caminho do seu destino é atacado por uma fera misteriosa. Na sequência Adol acorda em uma ilha isolada, cujo as lendas dizem abrigar monstros lendários, de onde dizem ninguém jamais voltou. A partir daí o protagonista deve encontrar outros passageiros e colaborar para sobreviver e então tentar deixar a ilha.

O foco nesse momento é em reunir um grupo, construir uma vila e sobreviver. Para tal, você deve explorar a ilha, encontrando novos locais e enfrentando os monstros que ali habitam. Por vezes, você é obrigado a voltar a vila para protege-la de ataques dos monstros. Em paralelo a isso, flashs contam a história de Dana, a “segunda protagonista” do game. Esses flashs seguem durante a evolução da história até que ela finalmente se junta ao grupo.

A apresentação dos personagens e dos cenários são um espetáculo à parte, e estão à altura da maravilhosa trilha sonora do game. A versão de PC talvez seja, junto com a de PS4, a versão mais bonita do game, e roda a 60fps constantes. No entanto, alguns usuários relataram glitches frequentes, apesar de nenhum problema ter sido constatado por nós durante a análise.

A versão de Nintendo Switch, no entanto, deixou a desejar tanto em gráficos quanto em performance e parece ter sido portada a partir da versão de PS Vita. Apesar de as cutscenes estarem bem polidas, o gameplay além de apresentar baixa resolução para o console, trabalha com 30fps constantes. O que para um jogo com foco na ação rápida como Ys faz bastante diferença.

As customizações de itens e todos aspectos táticos do game são bastante intuitivos, o que colabora para iniciantes na série e no gênero. A versão de Nintendo Switch apresenta itens exclusivos disponíveis em DLC.

Ys VIII – Lacrimosa of Dana é um dos melhores jrpgs da atualidade e sem dúvidas uma das melhores entradas da série. Deve satisfazer os fãs mais antigos e é um belo ponto de entrada para quem quer iniciar no gênero.

Pontos positivos
  • Trilha Sonora
  • Apresentação Visual
  • Combate Frenético
  • História
Pontos Negativos
  • Glitches na versão de PC em algumas máquinas
  • Baixa resolução e fps na versão de Switch
  • Nível de desafio mais baixo que nos Ys anteriores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress Lightbox Plugin
Pular para a barra de ferramentas