Touhou: Kobuto V: Burst Battle – Review

Touhou Kobuto é um jogo antigo, foi lançado pela para PC em 2010 no Japão, em 2016 recebeu uma versão para Playstation 4 e PS Vita no Japão, e agora está disponível no ocidente!

Touhou por um novo ângulo

Para aqueles que já conhecem os jogos no estilo bullet hell de Touhou, Kobuto é uma versão em arena 3D com a visão por traz do personagem. O objetivo ainda é desviar dos inúmeros projéteis enquanto tenta atingir seu oponente em batalhas 1 VS 1. Os gráficos são limpos e bonitos e o ângulo de visão criam um ambiente de bastante ação durante as batalhas ao som das famosas músicas temas das personagens.

A “grande” impostora
A história começa quando Reimu percebe que as doações para o Santuário Hakurei estão diminuindo, ao investigar, descobre que estão espalhando rumores de que ela juntou forças com a vampira de Scarlet Devil Mansion e foi vista atacando humanos.

Cada personagem possui uma história ligada aos acontecimentos da suposta “impostora” que está causando problemas em Gensokyo, são histórias curtas e simples, mas é bem divertido acompanhar as conversas entre as personagens e conhecer um pouco mais de cada uma.

Bullet Hell em 3 dimensões
A ideia do gameplay é simples, é possível movimentar seu personagem para todas as direções, um botão pula e outro utiliza o dash. A movimentação normal é lenta, o segredo é utilizar os saltos e o Dash quando necessário para fugir dos tiros inimigos, mas cuidado, o dash é limitado e se a barra acabar seu personagem ira parar para recuperar o folego.

O gameplay é parecido com o Touhou Genso Rondo, mas dessa vez o campo de batalha é 3D, o jogador pode movimentar-se pelo terreno, pular e utilizar objetos do cenário como proteção. Os comandos de ataque também seguem o estilo de Genso Rondo, são 3 botões principais de ataques que podem ser utilizados com o botão de dash/block e os direcionais para realizar golpes alternativos.

Inicialmente pode parecer um jogo simples e a movimentação “dura“, mas com um pouco de treino é possível criar várias estratégias misturando os diversos tipos de ataques de cada personagem.

Arcade, Score Attack, Versus e VR

Além do modo história, Touhou Kobuto apresenta outros modos de jogo. No modo Arcade o jogador enfrentará uma sequência de inimigos e a cada Round, seu HP não é restaurado totalmente, além da dificuldade ser gradual, o modo Score Attack é parecido com o arcade, mas o foco é juntar o maior número de pontos possíveis antes de morrer.

No Modo VS é possível criar uma partida customizada contra o CPU ou enfrentar um amigo como segundo player. No modo VS é possível também ativar o suporte ao Playstation VR, nesse modo, o jogador visualiza o campo de batalha como se estivesse filmando a luta, é uma forma bem diferente de curtir o game.

 

Informações que fazem a diferença

Um dos principais defeitos do jogo é a falta de um tutorial, apesar do sistema base ser simples, para conseguir jogar em um nível mais alto é preciso aprender algumas “manhas” que provavelmente jogadores novos não devem conhecer.

Infelizmente não existe nenhuma ajuda no jogo sobre os comandos e ataques, mas a equipe do Akiba´Spot preparou algumas dicas muito úteis que farão uma grande diferença no gameplay:

  • Cada personagem realiza golpes diferentes se estiver segurando o botão de Dash, Block ou os dois juntos enquanto aperta um dos 3 botões de ataques.
  • Segurar um direcional enquanto realiza um ataque pode influenciar alguns golpes também.
  • Ao aproximar-se do inimigo é possível realizar um ataque corpo a corpo que derruba o oponente.
  • Quando a barra de Spell e as 3 barras de ataque estiverem cheias, aperte simultaneamente os 3 botões de ataque para realizar um super ataque especial com seu Spell Card.
  • Alguns ataques possuem a propriedade de atravessar paredes ou anular projéteis.

Considerações finais

Touhou kobuto V é um jogo para fãs de Touhou e aqueles que gostam de aprender a jogar um jogo novo, pois, seu gameplay é um pouco difícil de se acostumar e pode parecer bem limitado no inicio, não é um jogo que você consegue pegar e já começar a batalhar sem conhecer um pouco a fundo de sua mecânica.

Depois de aprender sobre os golpes e a mecânica de movimentação, Touhou Kobuto V é um jogo bem desafiador com batalhas rápidas e bonitas, infelizmente o modo online não é muito frequentado, mas se possuir um amigo que também gosta do jogo, é possível realizar boas batalhas online.

Prós:

  • Personagens divertidos do universo de Touhou
  • Diversidade de ataques e possibilidades de estratégias
  • Gráfico simples mas bonito
  • Músicas consagradas do universo de Touhou

Contras:

  • Falta de Tutorial básico para entender o jogo
  • Poucos cenários
  • Dificuldade alta que pode afastar novatos
  • Modos de jogo repetitivos

Nota: 7,0

Touhou Kobuto V: Burst Battle para Playstation 4 fornecido gentilmente pela NIS America para realização do Review.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress Lightbox Plugin
Pular para a barra de ferramentas