Taiko no Tatsujin: Drum Session! – Review

A série Taiko no Tatsujin retorna ao ocidente, agora com uma proposta diferente, trazer um pouco de J-music aos fãs do gênero.

O retorno de um clássico

Conhecido como “Taiko Drum Master” no ocidente, fez sucesso por volta dos anos 2000 no Playstation 2, um Rhythm game divertido que utiliza um controle em formato de tambor e o objetivo é bater no ritmo conforme os comandos na tela. As notas vermelhas são o centro do tambor e as azuis são as laterais, a ideia é simples, mas o resultado é muito divertido e desafiador.

Taiko no Tatsujin Drum Session chega ao ocidente com as músicas originais japonesas, em suas edições antigas o setlist era adaptado com músicas ocidentais,para atender ao novo público, mas dessa vez o objetivo é disponibilizar toda a experiência do game original aos fãs ocidentais, os menus estão todos traduzidos, inclusive com suporte ao português brasileiro, mas todo o conteúdo de gameplay permanece como na versão original, possibilitando juntar os servidores online dos eventos e rankings globais.

Um jogo Simples e divertido

Taiko no Tatsujin possui um gameplay bem simples e intuitivo, são apenas 2 tipos de notas, as vermelhas que representam o centro do tambor e as azuis que representam as laterais do tambor, mas não pense que será fácil, conforme o jogador progride nas dificuldades, as sequencias de notas tornam-se bem complexas e requerem bastante reflexo e atenção.

O jogador pode utilizar o controle normal do Playstation 4 apertando normalmente os botões ou o controle em formato de tambor e jogar como se estivesse tocando um instrumento, infelizmente o controle não está a venda oficialmente na América, mas é possível utilizar o controle japonês ou americano normalmente.

O game é divertido utilizando ambos os controles. Com o controle tambor realmente parece que você está em um “game center japonês” brincado nas máquinas e tocando o instrumento, no Dualshock4 também é muito divertido, tendo várias opções de Layout para a disposição dos botões.

Muitas músicas para jogar

O jogo apresenta um setlist bem atual composto por 74 músicas, muito j-pop, anime songs, game songs, vocaloid e músicas originais da Namco. Particularmente achei um dos melhores set lists presentes na série, misturando canções novas e bem atuais que estão fazendo sucesso no Japão, com músicas clássicas da série que todo fã de Taiko no Tatsujin não pode deixar de jogar.

Com certeza irá agradar todo tipo de pessoa, até mesmo quem não gosta de música japonesa pode curtir também as músicas instrumentais que são bem divertidas. Mas com certeza os destaques vão para as músicas Pop e Anime, podemos destacar por exemplo, a música Zen Zen Zense, tema do Filme Kimi no nawa (Your name), Let it go do filme frozen na versão japonesa, Genkai Toppa×Survivor de Dragon Ball Super, We Are de One Piece, a famosa música PPAP (Pen Pineapple Apple Pen), algumas músicas de Touhou e Idol M@ster.

Além das músicas presentes no game, é possível adicionar mais músicas através de DLCs vendidos na psn store. Confesso que acabei comprando várias músicas pois vale bastante a pena. Para quem gosta de J-Music ou Anime Song a variedade é bem grande com sucessos atuais e os “hinos” do passado. Já estão disponíveis por exemplo, Garasu Wo Ware! de Keyakizaka46, Gokuraku Jodo de Garnidelia, Koi de Hoshino Gen, além de mais músicas de anime famosos como Crossing Field de Sword Art Online, Don’t Say Lazy de K-on e Connect de Madoka Magica.

Um jogo para brincar e competir

O game possui o tradicional Modo Arcade, onde é possível jogar até 2 pessoas juntas para bater seus records ou até competir entre si. As músicas do game já estão todas desbloqueadas desde o começo, então é possível ir jogar sua música favorita desde o começo.

O Modo Ranked possui um sistema de disputa de pontuação online, a cada vitória o jogador caminha em direção ao próximo level de Rank, a cada derrota perde pontos. Ao iniciar esse modo o jogo irá testar suas habilidades e estipular seu ranking base para começar.

As músicas do modo Ranked são escolhidas aleatoriamente, os adversários são os “ghosts” de pessoas reais que já jogaram aquela música, toda vez que o jogador faz um record no modo ranked seu gameplay é salvo no servidor e irá desafiar outros jogadores. Apesar de não serem batalhas online diretas, é bem divertido quando você encontra o ghost de um amigo conhecido.

Em algumas datas especiais ocorrem os Eventos no modo Ranked. Além de contabilizar a pontuação de Ranking, as vitórias e derrotas somam pontos de evento que podem ser trocados por vários Bônus exclusivos do evento, como por exemplo títulos, roupas novas e até músicas extras.

 

 

Customize seu tambor

Uma parte divertida do jogo são as customizações do seu personagem, o tamborzinho Don! Toda vez que um oponente encontrar seu Ghost no modo Ranked, ele irá visualizar seu personagem e sua frase, por isso é divertido customizar seu personagem para que ele seja Único e divertido.

Para desbloquear as customizações é fácil, Basta jogar no modo arcade e completar as Missões da cartela de BINGO para adquirir moedas especiais. Com as moedas é possível tentar a sorte nas caixas surpresas e desbloquear roupas, pinturas faciais, frases e sons de batida.

 

 

Considerações Finais

Taiko no Tatsujin: drum Session com certeza trouxe a série de volta ao ocidente com grande estilo, preservou as músicas originais e uniu os servidores, tornando os eventos mundiais. O game está recebendo suporte da desenvolvedora e até mesmo as DLCs da versão jaaponesa estão sendo adicionadas ao game, sendo possível ter acesso as músicas novas.

Para aqueles que não conhecem a série, peguem um controle desligado e tentem acompanhar o gameplay do vídeo para ter uma ideia de como é gostoso brincar com esse game! Pode começar bem bobinho no Fácil para pegar o jeito e depois se aventurar nas mais difíceis.

Uma grande adição ao game foi o modo Ranked, pois é muito viciante disputar com o “Ghost” de outros jogadores, o jogo tenta sempre balancear a dificuldade e na maior parte das vezes as disputas são bem acirradas, algumas sendo disputadas até as ultimas notas. No modo arcade há também a participação de personagens conhecidos que desafiam o jogador em suas músicas.

Infelizmente o game não possui modo história ou mini-games como costumava acontecer, provavelmente o intuito foi focar essa versão do game em seu modo competitivo, o que na minha opinião, deixou o game muito mais divertido e com um fator replay ótimo. Se você gosta de J-music e jogos de rítmo, esse é o jogo perfeito para você, para aqueles que gostam de desafios, leaderboard, ou apenas curtir uma boa música japonesa, vale a pena conhecer o jogo desse simpático tambozinho!

Prós:

  • Simples e muito divertido.
  • Ótimo setlist de músicas.
  • Possui vários níveis de dificuldade agradando iniciantes e experientes.
  • Modo competitivo desafiador e atrativo.
  • Eventos online que desbloqueiam novos conteúdos.

 

Contras:

  • Ausência do modo História/RPG e minigames.
  • Controle Taiko não é vendido na América.

Taiko no Tatsujin: Drum Session para Playstation 4 fornecido gentilmente pela Bandai Namco para realização do Review.

Não esqueça de curtir a página do Akiba’Spot no Facebook.

WordPress Lightbox Plugin