FIA lança 1º curso de e-Sports com foco em negócios

A Fundação Instituto de Administração (FIA Business School) está lançando o curso e-Sports: A Nova Arena de Negócios. Desenvolvimento de Projetos em e-Sports. As aulas serão à noite, de 17 de outubro a 5 de dezembro, às quartas-feiras.

O curso está sendo lançado em parceria com a Homo Ludens, e tem a coordenação dos professores Ivelise Fortim e Luiz Ojima Sakuda. Ele visa capacitar o aluno para desenvolver projetos de e-Sports que atendem as necessidades dos patrocinadores, marcas, organizadores, mídia, times, atletas e outros stakeholders.

As aulas serão ministradas por profissionais-chaves da indústria de e-Sports brasileira, que começou a se formar há quase uma década.

Serão abordados a história do e-Sport, seu uso como marketing, como acontecem a comunicação, público-alvo, patrocínio, principais times brasileiros, formação das equipes, aspectos legais e psicológicos, entre outros assuntos ligados ao tema.

E-Sports e Economia Criativa

Este curso faz parte da vertente de Economia Criativa -área da economia de bens e serviços que tem na inovação sua matéria-prima- e tornou-se um componente relevante das economias pós-modernas.

De acordo com pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) divulgada em 2016, mesmo durante a crise econômica, entre 2013 e 2015, o setor continuou crescendo. No período, 851 mil profissionais trabalhavam com indústria criativa no Brasil. Esses profissionais ganhavam em média, mais de duas vezes e meia a remuneração média dos empregados formais brasileiros.

A estimativa é que o setor gerava mais de R$ 155 bilhões para a economia do país na época, concentrando mais em São Paulo e Rio de Janeiro.

O e-Sport tem 17,7 milhões de expectadores no Brasil, segundo a última pesquisa da NewZoo. Já a 1ª Pesquisa Game Latam, feita pelo Seeds Market Research e FD Comunicação, constatou um potencial de consumo maior nesse nicho. Dentro do universo gamer, os fãs assíduos de e-Sports gastaram 73% mais que o restante da amostra, e 52% pretendem aumentar o investimento no próximo trimestre.

Conteúdo Programático:

· Industria e mercado de jogos digitais
· Ecossistema de e-Sports no Brasil
· Principais Jogos de e-Sports
· Ecossistema I: Produção – Desenvolvedores, Publishers, Associações, Times, Ligas e outros
· Ecossistema II: Consumo – Mídia, Influenciadores do Youtube e Twitch, Eventos e outros
· Relação dos esportes eletrônicos com os esportes tradicionais
· Gaming Houses e profissionalização dos e-Sports
· Desafios da administração dos times de e-Sports
· E-sports como ferramenta de marketing on e off line
· Patrocinadores e marcas
· A visão do patrocinador de e-Sports
· Administração de comunidades de e-Sports
· Aspectos legais em e-Sports

Carga Horária: 32 horas
Período do curso: de 17.10.2018 a 05.12.2018 – quartas-feiras
Horário do curso: das 19:00 às 23:00
Local: FIA – Av. Paulista, 967, 1º andar.
Coordenação: Ivelise Fortim e Luiz Ojima Sakuda

Não esqueça de curtir a página do Akiba’Spot no Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress Lightbox Plugin
Pular para a barra de ferramentas