6º Festival do Japão do Rio Grande do Sul

Nos dias 19 e 20 de agosto aconteceu em Porto Alegre (RS) o 6º Festival do Japão. O festival celebra o dia do imigrante Japonês, que é 18 de agosto, e é comemorado em Porto alegre desde 2012.

Como o Akiba’Spot gosta de tudo que é relacionado a cultura oriental, não poderíamos ficar sem conferir esse evento tão interessante. O festival não possui valor de ingresso, apenas são aceitas doações de um quilo de alimento não perecível. O evento é muito seguro, por ser realizado em um espaço cedido pela policia militar e possui estacionamento no local.

O festival acontece na Academia de Policia Militar em Porto Alegre, e conta com um espaço bastante grande para sua realização. Possui espaço a céu aberto para quem quiser sentar ao ar livre e espaço coberto no caso de chuva. E para os interessados em anime e cosplay, em parceria com o festival japonês acontece o AnimeBuzz, que é um evento a parte que acontece no ginásio da academia de policia militar.

As atrações do festival japonês são diversas incluindo: apresentações de artistas internacionais, karaokê, tambor japonês, danças típicas, artes marciais entre outras. O evento dispõe também de diversas salas temáticas como bonsai, roupas tradicionais, pintura em kimono, arranjos florais e cerimônia do chá. Além disso, os interessados podiam vestir um kimono e tirar fotos na sala das roupas tradicionais ou receber uma massagem shiatsu no saguão principal.

O evento conta com uma praça de alimentação com lojinhas, restaurantes e fastfoods de comidas típicas japonesas. As comidas em sua maioria são muito boas e os locais são higiênicos. Contudo, alguns dos lugares possuem uma apresentação dos pratos um pouco desleixada, como o Takoyaki que o Akiba’spot provou que ou invés de ser redondinho e decorado bonitinho era torto e quase sem decoração nenhuma (mas estava gostoso). As lojinhas tinham uma variedade grande de produtos do Japão como bebidas, salgadinhos, bolachas e ramen. O que assustaram um pouco foram os preços, pois como estamos por dentro dos preços percebíamos que produtos que poderiam ser vendidos a 5,00 reais eram vendidos a 15,00 reais.

Outro serviço disponibilizado no festival eram os estandes sobre intercâmbio e cursos de idiomas. No estande de intercâmbio havia diversos materiais sobre o assusnto, mas quando conversamos com a pessoa responsável no momento, ela estava bastante despreparada e pediu para que entrassemos em um site para conferir as informações. Já o estande de curso de idiomas, estava repleto de professores da área, os quais atuam por todo estado. Os mesmos conseguiram esclarecer algumas de nossas dúvidas e nos passaram o contato de quem deveriamos procurar para esclarecer o restante.

O festival é um evento muito legal e interessante, que pode agradar todos os tipos de pessoas, não só os conhecedores da cultura Japonesa. Nas próximas edições recomendo que os interessados deem uma passada para conferir.

Galeria de Imagens6º Festival do Japão do Rio Grande do Sul

Curtam a página do Akiba’Spot no Facebook *-*

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.